Alojamento

A responsabilidade por resolver questões relacionadas com alojamento e questões práticas de mobilidade é de cada estudante seleccionado para realizar a mobilidade.

Se a tua universidade de destino estiver organizada de forma a apoiar os estudantes de intercâmbio na procura de alojamento, isso significa que existe um formulário próprio e específico para te candidatares a esse efeito. Deves consultar atentamente o site das Relações Internacionais da universidade de destino, onde está normalmente anunciada essa possibilidade.

 

Muitas vezes o apoio na procura de alojamento é também dado por associações estudantis da universidade de destino.

Podes ainda solicitar na DCoop os contactos de alunos que nos anos académicos anteriores realizaram intercâmbio no teu país e universidade de destino, para saberes, entre outras coisas, em que tipo de alojamento eles ficaram e qual a experiência que aconselham.

 

TIPOS DE ALOJAMENTO

Residências Universitárias: algumas universidades parceiras disponibilizam-se a reservar alojamento para estudantes de mobilidade em residências universitárias. Normalmente essa possibilidade está anunciada no próprio site dessa universidade e para te candidatares a esse alojamento terá de preencher um formulário próprio.


Alojamento Privado: em qualquer cidade existem imensas ofertas de alojamento em quartos ou apartamentos privados. Uma vez que essa reserva de alojamento privado à distância pode ser arriscada (por não corresponder às tuas expectativas, por não poderes verificar se tem as condições adequadas, etc.), aconselhamos a que para a primeira semana de estadia faças uma reserva de alojamento temporário, muitas vezes recomendado pela própria universidade de destino (exemplos: Pousadas de Juventude, Pensões, etc.), e que procures o alojamento permanente apenas quando já te encontrares no país de destino, falando directamente com proprietários, outros alunos, Associação de Estudantes, etc..

Podes, também, fazer a pesquisa de alojamento da cidade para onde vais realizar intercâmbio através de alguns motores de pesquisa:

www.AcademicHomes.com

 

ALOJAMENTO EM FRANÇA

Se a tua universidade de destino fica localizada em França, informamos que poderás beneficiar de um apoio até 47% das despesas de alojamento através do Governo Francês (o período mínimo de permanência é de 4 meses). Para esse efeito terás de solicitar uma Certidão de Nascimento em língua Francesa (nos Arquivos de Identificação) e entregar a candidatura na Câmara Municipal da zona de residência em França.

Para mais informações deverás consultar o seguinte site (http://www.portugal.campusfrance.org) onde podes obter entre outras as seguintes informações:

Formações em França; Obtenção de bolsas; Dicas para habitação; Custo de vida em França; Formalidades antes da partida. Ou junto do gabinete de relações internacionais da universidade de destino.

ALOJAMENTO NA UMBC

A opção mais viável poderá ser o Westland Gardens, tendo em conta que tens de fazer uma short term lease e que a unidade tem de ser mobilada mas existe uma maior facilidade de deslocação para a faculdade (a pé, free shuttle ou autocarro). Este complexo tem tudo, e desde 2003 que os estudantes da FEUP têm ficado lá.

Ao procederes à candidatura na residência na UMBC, a mesma é iniciada por fax quando ainda estás no Porto e chegando a Baltimore têm de ser completada com os formulários I-94 que te vão ser dados na Alfândega, à entrada nos EUA. Depois de chegares a candidatura ainda tem de ser aprovada pelo que só podes entrar na casa 2-3 dias depois. Ou seja, durante esses dias tens de ficar com alguém ou num hotel.

Mais informações sobre alojamentos disponíveis na linha do shuttle da UMBC (http://www.umbc.edu/ocss/Apartmentumbcshuttle/Aptshuttle.html).

Existem outros sítios para além do Westland Gardens que estão disponíveis no site da UMBC.

A UMBC tem residências no campus (+- 500 US$/mês) para as quais tem uma lista de espera muito grande, tendo os estudantes que se candidatar muito cedo. Tem também apartamentos off campus.