Escolha da Universidade

O nosso primeiro conselho é que consultes os sites das universidades parceiras, de forma a fazeres uma escolha ponderada.

Deverás consultar o plano de estudos disponibilizado pela universidade de destino de forma a verificares a compatibilidade de programas de estudo entre as duas instituições e a confirmares se a universidade para onde pretendes ir tem o ramo de especialização que pretendes seguir dentro do teu curso. Assim, a tua escolha deverá incidir, entre outros factores, nas cadeiras oferecidas pela universidade de destino.

O acesso aos planos de estudos das universidades parceiras poderá ser feito directamente via Internet. No site da universidade parceira sugerimos que faças a tua procura em duas vias: procurando informações na Faculdade/Escola e consultando os planos dos respectivos cursos, e (!MUITO IMPORTANTE!) no site do Serviço de Relações Internacionais/Mobilidade (ou equivalente) da universidade parceira.

 

Deves também procurar informar-te sobre a língua de ensino nessa instituição.

Esta primeira análise será de grande importância para assegurar o sucesso da tua mobilidade.

É claro que podem existir outros factores determinantes para a tua escolha do país e universidade de destino: qualidade da instituição, custo de vida nesse país, possibilidade de receber bolsa de apoio à mobilidade, expectativas profissionais após o período de intercâmbio, etc.

Na Página do PLOTEUS http://ec.europa.eu/ploteus/ podes obter informação sobre sistemas educativos, custo de vida, alojamento, etc.)

Para analisares a qualidade das instituições podes fazer uma pesquisa nos rankings internacionais e/ou europeus.

Existem vários rankings que apresentam a seriação das universidades segundo vários tipos de critérios, sendo os mais importantes:

Ranking THES – Times Higher Education Supplement(atribui importância à investigação, ao número de artigos em publicações científicas, à frequência de citações nas revistas profissionais, à excelência dos professores, medindo a presença de vários Prémios Nobel no professorado)

Ranking da Shanghai Jiao Tong University (mesmos critérios do ranking THES) - TOP 100 das Universidades de Engenharia

Ranking da 4ICU (avalia a popularidade das universidades com base no número de visitas registados no site da instituição)

Ranking Webometrics (avalia a quantidade e qualidade de documentos colocados na Internet por cada instituição)