Preparação Linguistica

Em primeiro lugar deves verificar com a universidade de destino qual é a língua de ensino nessa instituição, seja através de informação publicada no site dessa universidade ou de um contacto directo com o Serviço de Relações Internacionais dessa instituição.

As realidades são muito diferentes nas várias universidades europeias. Em algumas universidades as aulas podem ser dadas em inglês. Noutros casos as aulas são apenas disponibilizadas na língua do próprio país, mas pode existir uma tutoria de cada professor responsável por cada disciplina em língua inglesa, fornecendo aos estudantes ERASMUS um resumo da matéria e a bibliografia respectiva.

Em alguns casos a universidade de destino pode também ter algumas exigências em termos linguísticos, seja por exemplo uma certificação linguística dos conhecimentos de inglês, alemão ou francês.

 

SOBRE OS EILC - ERASMUS Intensive Language Courses

Os cursos EILC são cursos de preparação linguística para os quais vais concorrer num período de candidaturas próprio (normalmente durante o mês de Maio) e que se destinam aos estudantes seleccionados para realizarem um período de mobilidade ERASMUS, desde que o intercâmbio tenha uma duração igual ou superior a um semestre.

Em algumas universidades da Holanda, Bélgica, Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca as aulas são dadas em inglês e tem vindo a ser cada vez mais recorrente a exigência de um certificado oficial que comprove o teu nível de Inglês, realizado através de um teste como por exemplo o TOEFL, IELTS, FCE - First Certificate in English, etc.

A preparação linguística na língua do país de destino pode ser feita através de:

- Cursos EILC (mais informações abaixo);

- Cursos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, cujos certificados finais podem muitas vezes ser aceites pelas universidades parceiras;

- Cursos de língua disponibilizados pela própria universidade de destino, que podem ser gratuitos ou não (anunciados no site do serviço de Relações Internacionais da universidade de destino).

 

Estes cursos, que duram entre 3 a 8 semanas, terão lugar no país de acolhimento para o qual o estudante foi seleccionado e decorrem antes do início do período de estudos. A instituição organizadora não tem necessariamente de ser a instituição de destino para o período ERASMUS. Quando o período de candidaturas para estes cursos abrir serão anunciadas as universidades que vão organizar este tipo de cursos.

Os EILC são de inscrição/participação gratuita, existindo ainda a possibilidade de serem atribuídas algumas bolsas de estudo para a frequência dos mesmos, embora em número muito limitado. A gestão das bolsas para os EILC é feita directamente pela Reitoria/SRI, por isso para mais informações sobre as bolsas específicas para os EILC deves contactar aquele serviço. Podes também consultar a check-list relativa aos documentos que são normalmente necessários relacionados com a bolsa dos cursos EILC.

Estes cursos serão organizados apenas em países onde a língua em causa é uma das menos utilizadas ou ensinadas na União Europeia. Por isso se ficaste seleccionado para o Reino Unido, França, Alemanha já sabes que não és elegível para concorrer a estes cursos.

SITE DA COMISSÃO EUROPEIA - CURSOS EILC: deves ter em atenção a que ano académico os cursos que estão publicados nesse site se referem. Normalmente os cursos para o ano académico seguinte só são anunciados em Maio.