Coimbra

 

 

Marcos Históricos

 

1143 (história de Portugal): D. Afonso Henriques intitula-se Rei de Portugal. Início da Primeira Dinastia Portuguesa (Dinastia Afonsina ou de Borgonha).

1179 (história de Portugal): Bula papal “Manifestus Probatum”, que reconhece o Reino de Portugal.

1290: Criação do Estudo Geral Português, com a assinatura do documento “Scientiae thesaurus mirabilis”, por D. Dinis (1 de Março), confirmado pela bula “De statu regni Portugaliae” do papa Nicolau IV (9 de Agosto), com as Faculdades de Artes, Direito Canónico (Cânones), Direito Civil (Leis) e Medicina. A Universidade começa a funcionar em Lisboa.

1308: O Estudo Geral passa para Coimbra; regressa a Lisboa em 1338 e a Coimbra em1354; volta a Lisboa em 1377 e é definitivamente instalado em Coimbra em 1537.

1309: O Estudo Geral recebe os seus primeiros Estatutos, com o nome “Charta magna privilegiorum”.

1380: Teologia, antes reservada aos conventos dominicanos e franciscanos, passa a fazer parte do ensino universitário português.

1537: A Universidade é instalada definitivamente em Coimbra. Assunção de Coimbra como a cidade universitária portuguesa e início da instalação de numerosos colégios na cidade.

1640 (história de Portugal): Restauração da independência completa de Portugal. Início da Quarta Dinastia (Dinastia de Bragança).

1759 (história de Portugal): A Universidade de Évora é extinta.

1772: A Universidade recebe os “Estatutos Pombalinos”, os quais, entre outros aspectos, criam as Faculdades de Matemática e de Filosofia Natural (Ciências) e reformam os estudos da Medicina. Da reforma do ensino preconizada por estes estatutos resulta a necessidade de novos estabelecimentos científicos, originando a construção de novos edifícios destinados ao Laboratório Químico, ao Observatório Astronómico e à Imprensa da Universidade e instalação do núcleo inicial do Jardim Botânico.

1773: Início da formação do Museu de História Natural, o mais antigo museu português, subdividido em sectores em 1885, de que resultou a constituição de quatro instituições: Zoologia, Botânica, Mineralogia e Geologia, e Antropologia.

1773: Início do funcionamento do Gabinete de Física Experimental.

1838 (história de Portugal): Nova Constituição Política Portuguesa.

1836: São fundidas as Faculdades de Leis e Cânones na nova Faculdade de Direito.

1911: “Estatutos Republicanos”. Extinção da Faculdade de Teologia, com a criação da Faculdade de Letras, a qual acolhe os lentes da primeira. Conjunção das antigas Faculdades de Matemática e de Filosofia Natural para dar lugar à Faculdade de Ciências.

1921: Fundação da Faculdade de Farmácia.

1948: Renovação da Alta Universitária de Coimbra: Inauguração do edifício do Arquivo da Universidade.

1951: Renovação da Alta Universitária de Coimbra: Inauguração do edifício da Faculdade de Letras e Observatório Astronómico.

1956: Renovação da Alta Universitária de Coimbra: Inauguração do edifício da Biblioteca Geral e Edifício da Faculdade de Medicina.

1961: Inauguração do complexo do Estádio Universitário, na margem esquerda do Mondego.

1969: Renovação da Alta Universitária de Coimbra: Inauguração do edifício destinado à Secção de Matemática. Crise académica de 1969.

1972: Transformação da Faculdade de Ciências na Faculdade de Ciências e Tecnologia.

1972: Criação da Faculdade de Economia.

1975: Renovação da Alta Universitária de Coimbra: Inauguração do edifício dos Departamentos de Física e de Química.

1976 (história de Portugal): A Assembleia Constituinte aprovou e decretou a Constituição da República Portuguesa actualmente em vigor.

1980: Criação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

1987: Transferência dos Hospitais da Universidade para as suas novas instalações, junto ao futuro Pólo das Ciências da Saúde.

1992: Início das obras conducentes à instalação do Pólo 2 da Universidade de Coimbra.

1997: Criação da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

2001: Primeiras obras no Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra, para onde se transferirá a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia, bem como vários centros e unidades de investigação.

2008: Publicação dos novos Estatutos da Universidade de Coimbra.